Editando o hosts da máquina para testar um site antes de alterar os DNS

seu site precisa de mais velocidade e desempenho? e-consulters
mudando arquivo hosts do computador

Quando se trata de desenvolvimento de websites, é comum precisarmos testar o site antes de fazer alterações no DNS (Domain Name System) do domínio. Isso garante que tudo esteja funcionando corretamente antes de tornar o site acessível ao público em geral. Uma maneira de fazer isso é mudando o arquivo de hosts da sua máquina.

O arquivo de hosts é um arquivo de sistema que contém uma lista de endereços IP e nomes de domínio. Quando você digita um endereço no seu navegador, ele verifica primeiro se há um endereço IP associado ao nome de domínio no arquivo de hosts. Se houver, ele usará esse endereço IP ao invés de procurar o endereço real através dos DNS.

Para mudar o arquivo de hosts, siga estes passos:

  1. Abra o arquivo de hosts em seu sistema. No Windows, ele geralmente fica em “C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts”, enquanto no Mac ou Linux ele fica em “/etc/hosts”.
  2. Abra o arquivo com um editor de texto. Lembre-se de que você precisará de privilégios de administrador para editar o arquivo.
  3. Adicione uma nova linha no final do arquivo com o endereço IP do seu servidor de teste e o nome de domínio que você deseja testar. Por exemplo: “192.168.1.100 meusite.com”.
  4. Salve e feche o arquivo.
  5. Agora, quando você digitar “meusite.com” no seu navegador, ele usará o endereço IP que você adicionou no arquivo de hosts, ao invés de procurar o endereço real através dos DNS. Isso permitirá que você visualize o site em desenvolvimento antes de fazer alterações no DNS.

Lembre-se de que essa mudança só será efetiva na sua máquina, então qualquer outra pessoa que tentar acessar o site usando o nome de domínio não verá as alterações. Quando você estiver pronto para tornar o site acessível ao público, basta remover a linha que você adicionou no arquivo de hosts e alterar os DNS.

Em resumo, mudar o arquivo de hosts é uma ótima maneira de testar um site antes de fazer alterações nos DNS. Isso permite que você visualize o site em desenvolvimento sem afetar o acesso ao site pelo público. Lembre-se de que essa mudança só será efetiva na sua máquina, então é importante testar o site em vários dispositivos e navegadores para garantir que tudo esteja funcionando corretamente antes de fazer alterações nos DNS. Além disso, é importante lembrar de desfazer as alterações no arquivo de hosts e mudar os DNS quando estiver pronto para tornar o site acessível ao público. Seguindo esses passos, você pode garantir que seu site esteja pronto para ser lançado sem problemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s