E-Consulters

A ferramenta whatsmydns.net permite fazer uma rápida checagem da propagação DNS de um domínio em diversos países ao mesmo tempo.

Você pode testar as alterações feitas em domínios novos ou existentes e validar se a alteração foi feita corretamente. Isso dá a você uma visão imediata de como os usuários podem resolver os registros DNS do seu site, e-mail ou outro serviço online globalmente.

O que é DNS e como funciona?

O Domain Name System (DNS) é um sistema usado para converter um nome (como guiadohost.com) em um endereço IP (como 192.168.2.1), que é usado por computadores para se comunicar em uma rede como a Internet.

Ao visitar um site, seu dispositivo solicita o endereço ao servidor DNS local. Se você não visitou recentemente o site, será necessário encaminhar a solicitação para o servidor responsável por gerenciá-lo.

Depois que um resultado é retornado, ele é armazenado localmente em um cache DNS para acelerar solicitações futuras. O tempo de armazenamento depende do Time to Live (TTL) configurado.

O que é propagação de DNS?

Propagação de DNS é o termo comumente usado para verificar o estado atual de um DNS ou zona DNS através do mundo. Uma alteração nestes registros pode levar alguns minutos ou até mesmo dias para propagar em todos os servidores de internet.

Após uma alteração nos registros DNS de seu site, após uma troca de empresa de hospedagem por exemplo, pessoas ao redor do mundo podem ver uma versão diferente dele, oscilando entre os dois provedores de hospedagem, até que a propagação esteja concluída.

Quais registros DNS podem ser verificados?

Você pode realizar verificações de tipos de registro comuns no whatsmydns.net, incluindo:

  • A – O tipo mais comum, usado para apontar para um endereço IP.
  • CNAME – Nome canônico ou alias, normalmente direcionam para endereços web (google.com por exemplo)
  • MX – Mail Exchanger, são usados ​​para definir servidores de e-mail e suas prioridades.
  • NS – Nameserver, estes armazenam os nameservers autorizados, comumente utilizados para direcionar o domínio para determinado serviço de hospedagem.
  • TXT – É uma entrada de texto, normalmente utilizada para alguma confirmação de propriedade ou configuração de serviços, como SPF, DKIM e DMARC.

Os tipos de registros adicionais que podem ser verificados no whatsmydns.net e geralmente são utilizados em configurações mais avançadas incluem: AAAACAAPTRSOA e SRV.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s