WordPress: o sistema para blogs e sites mais utilizado atualmente

Bravulink

O WordPress domina mais de 39% da web e este número aumenta a cada dia. Tudo, desde sites simples, blogs, portais complexos, sites corporativos, e até mesmo aplicativos, são criados com WordPress.

O WordPress combina simplicidade para usuários e grande capacidade de personalização. Isso o torna flexível e ao mesmo tempo fácil de usar. A seguir está uma lista de alguns dos recursos que vêm como padrão com o WordPress; no entanto, existem literalmente milhares de plugins que ampliam o que o WordPress faz, então a funcionalidade real é quase ilimitada. Você também está livre para fazer o que quiser com o código WordPress, podendo modificá-lo para a maneira desejada ou utilizá-lo para projetos comerciais sem nenhuma taxa de licenciamento. Essa é a beleza do software livre, livre se refere não apenas ao preço, mas também à liberdade de ter controle total sobre ele.

Para executar o WordPress, recomendamos que seu host suporte:

  • PHP versão 7.4 ou superior.
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.1 ou superior.
  • Suporte HTTPS

É recomendada a utilização de um servidor Apache ou Nginx, por serem mais robustos e possuírem todos os recursos para executar o WordPress, porém qualquer servidor que ofereça suporte a PHP e MySQL serve.

Você pode realizar o download da versão em Português do Brasil no site oficial clicando aqui.

Observação: se você estiver em um ambiente legado em que possui apenas versões anteriores do PHP ou MySQL, o WordPress também funciona com PHP 5.6.20+ e MySQL 5.0+, mas essas versões por não possuírem mais atualizações, podem expor seu site a vulnerabilidades de segurança.

Características

Aqui estão alguns dos recursos que achamos que você vai gostar.

  • Simplicidade
    A simplicidade possibilita que você fique online e publique sua página rapidamente. Nada deve atrapalhar você a divulgar seu site e seu conteúdo. O WordPress foi criado para fazer isso acontecer.
  • Flexibilidade
    Com o WordPress, você pode criar qualquer tipo de site que desejar: um blog pessoal, um site, um fotoblog, um site de negócios, um portfólio profissional, um site do governo, uma revista, um portal de notícias, uma comunidade online e até mesmo uma rede de sites . Você pode deixar seu site bonito com variados temas e aumentar suas funcionalidades com plugins.
  • Publique com facilidade
    Se você já criou um documento, já é um gênio na criação de conteúdo para o WordPress. Você pode criar Posts e Páginas, formatá-los facilmente, inserir mídia e, com um clique, seu conteúdo está online e na web.
  • Ferramentas de publicação
    O WordPress facilita o gerenciamento de seu conteúdo. Crie rascunhos, agende a publicação e analise as revisões de suas postagens. Torne seu conteúdo público, privado ou proteja postagens e páginas com uma senha.
  • Gerenciamento de usuários
    Nem todos exigem o mesmo acesso ao seu site. Os administradores gerenciam o site, os editores trabalham com o conteúdo, os autores e colaboradores escrevem esse conteúdo e os assinantes têm um perfil para acesso ao conteúdo e comentários. Isso permite que você tenha uma variedade de colaboradores para seu site e que outros simplesmente façam parte de sua comunidade.
  • Gerenciamento de mídia
    Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, por isso é importante que você possa fazer upload de imagens e mídias de forma rápida e fácil. Arraste e solte sua mídia no uploader para adicioná-la ao seu site. Adicione texto alternativo, legendas, imagens e galerias em seu conteúdo. Existe até algumas ferramentas nativas para edição de imagens com as quais você pode se divertir.
  • Conformidade total com os padrões
    Cada parte do código gerado está em total conformidade com os padrões definidos pelo W3C. Isso significa que seu site funcionará nos navegadores atuais e também terá a compatibilidade com a próxima geração de navegadores. Seu site ficará online, agora e no futuro.
  • Fácil gestão de temas
    WordPress vem com três temas padrão, mas se eles não te agradarem, há um diretório com milhares de temas para você criar um belo site. Nada disso ao seu gosto? Carregue o seu próprio tema com um clique. Leva apenas alguns segundos para você fazer uma reforma completa em seu site.
  • Otimize com Plugins
    WordPress vem com muitos recursos para cada usuário. Para cada recurso que não está no núcleo do sistema, há um diretório de plugins com milhares deles. Adicione galerias complexas, redes sociais, fóruns, widgets de mídia social, proteção contra spam, calendários, formulários e muito mais.
  • Comentários incorporados
    Seu blog é sua casa e os comentários fornecem um espaço para seus amigos e seguidores interagirem com seu conteúdo. A ferramenta de comentários do WordPress fornecem tudo que você precisa para ser um fórum e moderar essa discussão.
  • Otimizado para mecanismos de pesquisa
    O WordPress é otimizado para mecanismos de pesquisa logo que sai da caixa. Para um controle mais refinado do SEO, há vários plugins para cuidar disso para você.
  • Use o WordPress no seu idioma
    Ele está disponível em mais de 70 idiomas. Se você ou a pessoa para quem está construindo o site preferir usá-lo em um idioma diferente do inglês, isso é fácil de fazer.
  • Fácil instalação e atualizações
    O WordPress sempre foi fácil de instalar e atualizar. Muitos hosts da web oferecem instaladores que com um clique permitem a instalação do WordPress com, bem, apenas um clique! Ou, se você estiver familiarizado com um programa de FTP, pode criar um banco de dados, fazer upload do WordPress usando FTP e executar o instalador.
  • Importadores
    Você está usando um software de blog ou site com o qual não está satisfeito? Armazenando seu blog em uma hospedagem que está prestes a cancelar? O WordPress vem com importadores para Blogger, LiveJournal, Movable Type, TypePad, Tumblr e WordPress. Se você está pronto para fazer a mudança, isso é facilitado para você.
  • Livre
    WordPress é licenciado sob a GPL, que foi criada para proteger sua liberdade. Você é livre para usar o WordPress da maneira que escolher: instale, use, modifique e distribua. Software livre é a base sobre a qual o WordPress foi construído.
  • Comunidade
    Como o CMS de código aberto mais popular da web, o WordPress tem uma comunidade vibrante. Faça uma pergunta nos fóruns de suporte e obtenha ajuda de um voluntário, participe de um WordCamp ou Meetup para aprender mais sobre o WordPress, leia postagens de blogs e tutoriais sobre ele. A comunidade está no centro do WordPress, tornando-o o que é hoje.
  • Contribua
    Você também pode colaborar com o WordPress! Ajude a construí-lo, responda a perguntas nos fóruns de suporte, escreva documentação, traduza para o seu idioma, fale em um WordCamp ou escreva sobre o WordPress em seu blog.

Recursos para desenvolvedores

Para desenvolvedores, existem muitos recursos que você pode usar para otimizar o WordPress em qualquer direção que desejar.

  • Sistema de plug-ins
    As APIs do WordPress possibilitam a criação de plugins para otimizar o WordPress. Depois de criar seu plugin, tem até um repositório de plugins para você hospedá-lo.
  • Sistema de temas
    Crie temas WordPress para clientes, outros usuários ou para você mesmo. O WordPress oferece flexibilidade para criar temas simples ou complexos. Se você quiser distribuir seu tema gratuitamente, poderá fornecê-lo aos usuários no repositório de temas.

3 comentários em “WordPress: o sistema para blogs e sites mais utilizado atualmente”

Deixe um comentário