Qual a diferença entre MySQL e MariaDB?

Hostinger a melhor e mais barata hospedagem de sites
mysql e mariadb

MySQL e MariaDB são dois sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais (RDBMS) muito populares. Ambos são projetados para gerenciar grandes quantidades de dados e fornecer uma interface de programação de aplicativos (API) para acessar e gerenciar esses dados. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois.

Uma das principais diferenças é que MariaDB é uma versão forkada (cópia) do MySQL. Isso significa que o MariaDB foi criado a partir do código fonte do MySQL, mas com algumas modificações e adições. MariaDB foi criado pela equipe de desenvolvimento do MySQL depois que o MySQL foi adquirido pela Oracle Corporation em 2008.

Outra diferença importante é que o MariaDB inclui algumas funcionalidades adicionais que não estão presentes no MySQL. Por exemplo, o MariaDB permite que os dados sejam armazenados em colunas em vez de linhas, o que pode melhorar o desempenho em algumas situações. Além disso, o MariaDB inclui suporte para armazenamento de dados de arquivos externos, como o NoSQL.

O MariaDB tem uma comunidade mais ativa e uma estrutura de colaboração mais aberta, enquanto MySQL é mantido e desenvolvido principalmente pela Oracle.

Em resumo, MySQL e MariaDB são muito semelhantes em termos de funcionalidade, mas MariaDB é uma versão forkada do MySQL com algumas modificações e adições, comunidade mais ativa e uma estrutura de colaboração mais aberta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s