O que é um subdomínio e para que ele serve?

DDR Host

O subdomínio é um endereço na web complementar ao domínio principal. Um exemplo de subdomínio prático e muito comum seria seublog.wordpress.com, onde wordpress.com é o domínio principal e ele acompanhado de um nome e (.) antecedendo-o torna-se um subdomínio.

Os subdomínios podem ser utilizados para várias finalidades: divulgar um produto ou ferramenta, criar endereços para áreas de um site como um fórum (forum.seusite.com) ou blog (blog.seusite.com). Em empresas os subdomínios podem ser utilizados para acesso ao Webmail (webmail.suaempresa.com) ou a uma Intranet (intranet.seusite.com) por exemplo.

São muitos os usos e motivos para um subdomínio ser criado, partindo do ponto que www também trata-se de um subdomínio, sendo que o www representa o acesso ao site daquele domínio em questão, mas claro que não é necessário sempre utilizar o www para acessar um site, isto é apenas um conceito.

Nas hospedagens normalmente é possível criar subdomínios ilimitados sem nenhum custo adicional para isso, já que o subdomínio seria apenas uma ramificação do domínio principal e não necessita de registro junto ao órgão responsável pelo controle e registro de domínios.

Comumente nas hospedagens de sites sempre existem subdomínios específicos para cada serviço, por exemplo ftp.seudomínio para acesso ao FTP, mail.seudominio.com para acesso ao e-mail por POP3, IMAP ou SMTP e webmail.seudominio.com para acesso ao e-mail através da web.

2 comentários em “O que é um subdomínio e para que ele serve?”

Deixe um comentário