Qual a diferença entre uma hospedagem Linux e Windows?

Atualmente as empresas de hospedagem oferecem planos em dois tipos de servidor, Linux ou Windows, sendo que algumas empresas oferecem apenas planos em servidor Linux.

O motivo das pessoas escolherem a hospedagem Linux é devido a maioria dos sistemas e sites serem desenvolvidos em linguagem PHP, que funciona muito bem em hospedagens Linux. Além disso este sistema operacional garante mais segurança e agilidade na abertura dos sites.

O servidor Windows também pode suportar o PHP, apesar de não rodar tão bem este tipo de arquivo, além disso é considerado mais complexo para trabalhar ou prestar suporte. A hospedagem em servidor Windows é extremamente recomendada para sites que utilizam a linguagem de programação ASP, além de outras linguagens que funcionam apenas em Windows.

Os planos em servidor Linux normalmente acompanham o painel de controle cPanel, DirectAdmin ou algum outro painel desenvolvido e oferecido pela própria empresa de hospedagem. O Banco de Dados MySQL é o mais comum de encontrar em uma hospedagem Linux, mas também podem ser disponibilizados outros tipos de Banco de Dados.

Nos planos Windows também é possível ter o MySQL. Outro Banco de Dados muito comum neste tipo de plano é o SQL Server. O painel que costuma acompanhar a hospedagem Windows é o Plesk.

Para os iniciantes em hospedagem de sites é bom ressaltar que não faz diferença o sistema operacional que utiliza em seu computador, se é Windows ou Linux, o que importa neste caso é a linguagem de programação que irá utilizar para criar o site, se for PHP dê preferência para o Linux e no caso de ASP dê preferência para o Windows.

Deixe um comentário