OpenCart: uma plataforma poderosa para sua loja virtual

bravulink hospedagem de site para loja virtual
loja virtual opencart

OpenCart é um sistema e-commerce de código aberto e gratuito. Ele fornece uma plataforma profissional e confiável para construir uma loja online de sucesso. Essa plataforma atrai uma ampla variedade de usuários, variando de desenvolvedores web experientes em busca de uma interface amigável para usar, a proprietários de lojas que estão apenas lançando seus negócios online pela primeira vez. O OpenCart possui uma grande quantidade de recursos que possibilita um grande controle sobre a personalização de sua loja. Com as ferramentas do OpenCart, você pode fazer sua loja online atingir seu potencial máximo.

logomarca opencart

Requisitos para instalação

A instalação do seu OpenCart pode ser realizada através do painel de controle de sua hospedagem utilizando um instalador como Softaculous ou manualmente enviando os arquivos para sua hospedagem, criando um banco de dados e executando o instalador automático do próprio OpenCart.

O OpenCart requer que certos requisitos técnicos sejam atendidos para que a loja opere corretamente. Primeiro, um servidor web deve ser criado ou contratado para tornar a loja publicamente disponível na web. Nomes de domínio e serviços de hospedagem podem ser facilmente adquiridos por um preço acessível. Veja aqui uma lista de hospedagens de sites e escolha a que melhor lhe atender.

Ao selecionar um serviço de hospedagem, você deve verificar se estes requisitos estão disponíveis em seu servidor.

  • Servidor Web (sugerido Apache)
  • PHP 5.4+
  • Banco de dados (sugerido MySQLi)

Bibliotecas / módulos PHP necessários

  • Curl
  • ZIP
  • Zlib
  • GD Library
  • Mcrypt
  • Mbstrings
  • Xml

As extensões PHP acima devem estar disponíveis em quase todos os provedores de hospedagem. Durante o processo de instalação, será verificado se todas estão habilitadas. Você deve entrar em contato com seu provedor de hospedagem, se uma estiver faltando.

Características

Painel do administrador: Todas as informações importantes disponíveis em um só local. Obtenha uma visão geral completa do que é importante como pedidos totais, vendas, clientes, pessoas online, análises de vendas e muitos outros widgets
Gestão de Usuários: Para organizar com sucesso uma loja online, você precisará cooperar com muitas pessoas, cada uma desempenhando funções diferentes. Defina privilégios de usuário individualmente ou por grupo.
Multi-Store: Gerencie várias lojas através de um único administrador. Defina produtos para serem exibidos em lojas diferentes. Escolha um tema diferente para cada loja. Defina preços de produtos por loja.
Opções, atributos: Os produtos vêm em diferentes opções. Alguns apresentam tamanhos distintos, enquanto outros cores, comprimento e altura. Não importa o caso, o OpenCart oferece uma solução para adicionar variáveis extras aos produtos.
Afiliados: OpenCart vem com um sistema de afiliados embutido, onde afiliados podem promover produtos específicos e serem pagos por isso. Defina diferentes porcentagens. Ofereça diferentes opções de pagamento, como cheque, Paypal e transferência bancária.
Descontos, cupons, promoções: Os varejistas geralmente precisam reduzir seus preços para acompanhar a concorrência. Você pode oferecer descontos, cupons e ofertas especiais para chamar a atenção e aumentar as vendas.
Backup e restauração: Caso de emergência? Configure seus próprios backups e restaurações.
Categorias ilimitadas: Crie categorias e subcategorias ilimitadas e atribua produtos a elas.
Produtos ilimitados: Não importa quantos produtos você tem e quer adicionar, o sistema não possuí limitação quanto a isso.
Pronto para produtos digitais: Venda de produtos digitais. Tudo que você precisa fazer é clicar em um botão, fazer o upload do produto e definir o preço. Seus produtos estão prontos para serem vendidos.
Avaliações e classificações de produtos: As análises de produtos feitas por clientes estão entre os fatores que mais influenciam na decisão de compra de outros clientes. O sistema vem com um poderoso sistema integrado de comentários, análises e classificações.
Pontos de recompensa: Um programa de recompensa que gera resultados. Devolta parte do valor das compras.
Filtros: Crie filtros da mesma maneira que cria categorias. Essa é uma ótima maneira para os clientes refinarem e restringirem quase tudo em sua loja. Localização fácil resulta em compra fácil.
Multi Moeda: Venda em qualquer moeda, em qualquer lugar do mundo. Obtenha atualizações automáticas de taxas. Configure impostos diferentes.
Multilíngue: Disponível em mais de 40 idiomas e aumentando! Lida facilmente com chinês, japonês, grego e até idiomas da direita para a esquerda, como árabe e hebraico
Use o e-mail a seu favor: O OpenCart oferece uma maneira fácil para os clientes assinarem seu boletim informativo. Assim que fizerem isso, você poderá começar com suas campanhas de marketing por e-mail.
Gateways de pagamento: Escolha qualquer um dos 36 métodos de pagamento que vêm integrados com o OpenCart ou baixe centenas de outros disponíveis no OpenCart Marketplace.
Pagamentos recorrentes: Configure pagamentos recorrentes para seus clientes. Utilize essa função se você planeja vender produtos por assinatura, ou se está simplesmente dividindo os pagamentos em porções menores. Esse recurso dá ao dono da loja mais controle sobre como os clientes são cobrados por produtos ou serviços.
Métodos de Envio: Os métodos de envio mais reconhecidos mundialmente, integrados para você. Existem também centenas de outros métodos de envio disponíveis no OpenCart Marketplace.
Relatórios de vendas: Seja analítico. O OpenCart vem com um relatório de vendas, produtos visualizados e produtos comprados. Ainda é possível adicionar alguma extensão para criação de relatórios personalizados.
Extensões OpenCart: OpenCart é um sistema baseado em módulo que permite aos usuários aumentarem facilmente as funcionalidades de acordo com suas necessidades. 
Instalador de extensão: Expandir as funcionalidades da sua loja é moleza. O instalador de extensão permite que você carregue módulos com alguns cliques e nenhum conhecimento técnico.
Marketplace: O OpenCart Marketplace apresenta mais de 13.000 módulos e temas para impulsionar, crescer e expandir seus negócios. Você pode encontrar lindos temas para praticamente qualquer empresa, integrações de serviços, módulos de pagamento, módulos de envio e muito mais.
100% traduzível: OpenCart é 100% traduzível. Use em seu idioma ou expanda seus negócios vendendo em outro idioma. É muito fácil.
Celular / Tablet: OpenCart é responsivo por padrão. Isso significa que seu site terá uma aparência incrível, não importa o dispositivo. Celular, tablet, desktop ou uma tela grande, você certamente deixará uma boa impressão.
SEO: Não perca tempo e dinheiro para melhorar seu site nos motores de busca, o sistema cuida disso para você. Você pode aprimorar ainda mais o SEO no OpenCart com algumas extensões populares.
Check-out do usuário convidado e registrado: Quando se trata da etapa mais importante e da conversão de um cliente – o check-out, o OpenCart oferece check-out de usuários convidados e registrados. A escolha é sua.
API: É fornecida uma API para permitir que aplicativos de terceiros conversem com sua loja, otimizando a integração.
Opensource: Sistema de código aberto e gratuito, com uma grande comunidade de fãs e colaboradores no projeto.

Links Úteis:

Download no site do desenvolvedor: https://www.opencart.com/index.php?route=cms/download
Demonstração no site do desenvolvedor: https://www.opencart.com/index.php?route=cms/demo
Tutorial de instalação do desenvolvedor: https://docs.opencart.com/installation/
Download comunidade OpenCart Brasil: https://www.opencartbrasil.com.br/download
Demonstração comunidade OpenCart Brasil: https://www.opencartbrasil.com.br/test-drive-loja
Tutorial de instalação do OpenCart Brasil: https://www.opencartbrasil.com.br/instalando-opencart

3 comentários em “OpenCart: uma plataforma poderosa para sua loja virtual”

Deixe um comentário